quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Veja como usar o Windows XP e o Office 2003 após o fim do suporte

Em 2002, com base no feedback dos clientes, a Microsoft introduziu a política de "Ciclo de Vida de Suporte" de seus softwares. De acordo com essa política, todos os produtos Microsoft Business e Developer, incluindo o Windows e o Microsoft Office, devem receber dez anos de assistência (cinco anos de suporte comum e cinco anos de Suporte Estendido). O período previsto para o Windows XP SP3 e oOffice 2003 está no final e deixarão de ser suportados no dia 8 de abril de 2014.
Isso significa que, depois dessa data, não haverá novas atualizações de segurança ou qualquer outro tipo de atualização, e as opções de suporte assistido gratuitos ou pagos também não existirão mais. 
Para o usuário comum pode gerar insegurança. Para empresas, significar a perda de uma quantia significativa de dinheiro. Porém, existem maneiras, ainda que não aprovadas pela Microsoft a longo prazo, de continuar a usar o Windows XP e o Office 2003. Porém, é preciso se cercar por todos os lados.
O Windows XP não receberá mais suporte a partir de 8 de Abril de 2014 (Foto: Divulgação)O Windows XP não receberá mais suporte a partir de 8 de Abril de 2014 (Foto: Divulgação)

1) Isole o sistema operacionalUse o Windows XP apenas em máquinas que executem tarefas específicas e offline. A Microsoft prolongou as atualizações para o sistema no Microsoft Security Essentials para usá-lo online, mas só até 2015. 
2) Tenha certeza de que não precisa de suporte da Microsoft
O suporte da Microsoft para a resolução de problemas desses softwares não irá mais existir, então não insista em utilizá-los se você recorre ao suporte com frequência. Se precisa de ajuda em determinadas tarefas, tente usar um sistema mais atual.
3) Invente um plano B
Faça backup, mesmo que executado em um serviço gratuito na nuvem, e aumente a segurança do sistema. Não corra o risco de perder seus dados por causa de um bug ou vírus que entre na máquina.
4) Não continue usando na sua empresa
Para garantir a segurança, a Microsoft recomenda aos seus clientes que atualizem os computadores de empresas para as novas versões do Windows e do Office, através de licenciamento em volume. Esta forma de licenciamento tem os seguintes benefícios:
- Implementação simplificada das licenças através de imagem única;
- Uma única chave de produto pode ser utilizada para a implementação de várias licenças;
- Direitos de portabilidade entre dispositivos;
- Forma mais fácil de gerir as licenças (online);
- Não é necessário qualquer prova física das licenças instaladas (está tudo online).

0 comentários:

Postar um comentário