quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Confira dicas para diminuir problemas de aquecimento em notebooks

Contando com uma tecnologia cada vez mais avançada, os notebooks têm apresentado um desempenho praticamente equivalente à performance de desktops, aliado a uma vantajosa mobilidade. Porém, como esses dispositivos são compactos, o superaquecimento de seus componentes internos é um sério risco, especialmente nos casos do processador, da placa de vídeo e do disco rígido.
Mãos no laptop (Foto: Pond5)Dicas para não deixar seu notebook muito quente no dia a dia (Foto: Pond5)


Apesar de possuírem velocidade, conexão, processamento e espaço de armazenamento próximos de computadores de gabinete, os notebooks sofrem muito mais com problemas da elevação de temperatura, devido ao pouco espaço para a circulação de seu arrefecimento e para que as ventoinhas consigam resfriar seus hardwares.
Assim, listamos uma série de dicas que ajudam a manter os laptops em temperaturas mais adequadas durante sua utilização, permitindo que os aparelhos tenham uma maior sobrevida e menos problemas na refrigeração dos componentes internos.
Passo 1. Evite utilizar seu notebook em superfícies irregulares, pois a saída de ar localiza-se na parte inferior. Desta forma, utilizar o aparelho sobre as pernas, almofadas ou cobertores poderá obstruir o seu sistema de arrefecimento e limitar a circulação de ar, contribuindo bastante para o superaquecimento de seu hardware.
Procure utilizar seu notebook em superfícies planas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Utilize seu notebook em superfícies planas (Foto: Daniel Ribeiro)
Passo 2. Utilize o notebook em locais arejados e limpos, evitando locais com a incidência direta do sol e com muita poeira ou outras partículas, como areia, pólen, serragem, etc., pois estas substâncias podem entrar na estrutura de refrigeração do computador e dificultar, ou mesmo impedir, a dissipação do calor.
Procure usar o laptop em lugares frescos, limpos e bem ventilados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Procure usar o laptop em lugares frescos, limpos e bem ventilados (Foto: Daniel Ribeiro)
Passo 3. Cole pés adesivos ou aparadores na parte inferior de seu laptop, melhorando a circulação de ar sobre o seu sistema de refrigeração e evitando a obstrução de suas saídas de ar. Também é possível utilizar materiais de escritório, como blocos de Post-it para servirem como suporte para o notebook.
Coloque calços em seu notebook para facilitar a circulação de ar sobre sua refrigeração (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Coloque calços em seu notebook para facilitar a circulação de ar (Foto: Daniel Ribeiro)
Passo 4. Faça uso de suportes especificamente desenhados para o notebook, mantendo o computador em uma plataforma forma fixa e elevada que contribuirá para o seu arrefecimento, podendo também ser regulada para que a tela fique aberta de uma maneira mais confortável e ergonômica para o usuário.
Melhore a refrigeração de seu notebook acoplando-o a suportes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Melhore a refrigeração de seu notebook acoplando-o a suportes (Foto: Daniel Ribeiro)
Passo 5. Utilize uma base com cooler, desenhada especificamente para laptops. Apesar de estes dispositivos terem uma ventoinha mais barulhenta, o seu processo de refrigeração age diretamente sobre a saída de ar do computador, contribuindo ainda mais para que seus componentes internos não superaqueçam.
Coloque um cooler sobre seu laptop (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Coloque um cooler sob seu laptop para melhor a refrigeração do aparelho (Foto: Daniel Ribeiro)
Passo 6. Evite ao máximo utilizar o notebook enquanto o cabo de alimentação de sua bateria estiver conectado, pois esse procedimento de recarga aumenta sensivelmente a temperatura do computador quando ligado, contribuindo bastante para um possível superaquecimento.
Não utilize o laptop enquanto sua bateria estiver sendo recarregada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Não utilize o laptop enquanto sua bateria estiver sendo recarregada (Foto: Daniel Ribeiro)
Passo 7. Preserve melhor o seu laptop reservando o modo de desempenho máximo para atividades que realmente exijam um alto processamento de seu sistema, evitando que aquecimentos aconteçam durante a execução de tarefas simples.
Evite utilizar modos de alto desempenho do computador para atividades corriqueiras (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Evite utilizar modos de alto desempenho do computador para atividades corriqueiras (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 8. Instale em seu notebook programas de monitoramento de sistema, como o HWMonitor e o Intel Desktop Utilities,permitindo que a temperatura de partes de seu hardware seja monitorada e que notificações lhe alertem sobre riscos de superaquecimento.
Utilize programas de monitoramento do sistema (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Utilize programas de monitoramento do sistema (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 9. Procure uma assistência técnica a cada seis meses para fazer uma limpeza completa em seu laptop, livrando-o da poeira acumulada em ventoinhas, saídas de ar e outros componentes internos.
Lembre-se de fazer uma limpeza completa periodicamente (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Limpar periodicamente componentes que acumulam poeira prolonga a vida útil de seu notebook (Foto: Daniel Ribeiro)

0 comentários:

Postar um comentário