Em algum momento da vida útil de um computador ele com certeza irá clamar por ajuda. Os métodos de limpeza de RAM, desfragmentação de disco, otimização e escaneamento de antivírus passam a não ser suficientes para resolver a lentidão do PC. Nessas horas, a opção é formatar a máquina. Vejamos as vantagens e desvantagens desse procedimento.
Formatação do disco rígido pode ser a única opção para acabar com a lentidão do PC (Foto: Divulgação/Seagate)
Temida por alguns usuários por apagar todos os dados do computador, a formatação é, muitas vezes, a opção mais acertada para solucionar problemas de lentidão. Porém, uma dúvida atormenta constantemente os usuários: é seguro realizar esse procedimento várias vezes?
Quando formatar?
Diferentemente do que muitos pensam, e até mesmo recomendam, nem sempre quando o PC fica lento ele precisa ser formatado. Antes de partir para essa medida, é preciso ficar atento, pois, com o passar do tempo, é normal que a máquina fique mais lenta, seja pela quantidade de programas instalados, por causa de memória cheia ou por descuido do usuário.
O ideal é analisar a fundo as possíveis causas e então decidir se a formatação é realmente necessária.
Prevenção
Prevenir é melhor que formatar. Os sistemas operacionais oferecem ferramentas para ajudar a evitar erros, como a desfragmentação e limpeza de disco. Desfragmentar o disco uma vez por semana, por exemplo, pode auxiliar na resolução dos problemas lentidão do PC.
A desfragmentação agendada pode melhorar o desempenho do computador (Foto: Reprodução / Bruno Quevedo)
O lado bom
Quando a última opção é mesmo apagar todos os dados da máquina, o que mais se busca é o aumento de velocidade. Nesse quesito não há discussão, a velocidade do PC aumenta consideravelmente.
Os programas são zerados e reorganizados. Depois de apagar tudo, a velocidade na inicialização de utilitários, antivírus e outros programas é notavelmente maior.
Como tudo é apagado, a formatação também acaba com aqueles programas difíceis de desinstalar que atrasam a vida do usuário, assim como barras de navegador e outros.
Outra vantagem igualmente importante é ficar totalmente seguro. Com a formatação, qualquer vírus ou praga que estava escondida na máquina é excluída.
Instalação tudo do zero nos discos rígidos (Foto: Divulgação/Seagate)
O lado ruim
Sem dúvida, a principal desvantagem em formatar o HD da máquina é a perda de dados. O indicado é sempre realizar o backup de dados importantes e, caso o usuário possua muita informação, selecionar pode tomar um bom tempo, além de exigir grande memória para guardar tudo, que pode ser resolvida com ferramentas online.
Se ter os programas mais rápidos por causa da formatação é bom, precisar reinstalar e reconfigurar cada um deles novamente não é. O tempo gasto com essa tarefa pode ser exaustivo para usuários que gostam de praticidade.
Um problema recorrente é quando a formatação é feita por terceiros. Há casos em que o trabalho é feito pela metade, como situações em que programas importantes para o funcionamento da placa gráfica deixam de ser instalados, acarretando problemas futuros. Além disso, o custo desse serviço pode ser alto em alguns casos.
Quais os requisitos necessários para um bom HD interno? Descubra em nosso Fórum
Balanço
De maneira geral, formatar o PC traz mais vantagens do que desvantagens. O importante é avaliar se esse é mesmo o procedimento necessário para que a lentidão da máquina seja resolvida.
0 comentários:
Postar um comentário